Comidinhas caseiras, e as preferências de meu noivo.

Meu noivo (ele não gosta que eu o chame de namorado, e eu quero ter o prazer de dizer marido só após o casamento, apesar de, sim, já me considerar casadíssima) adora carne moída. Carne moída.
Não sei vocês, mas alguns alimentos me parecem irritantes. Carne moída é um deles.
Tipo, não que eu tenha frescura (o único alimento que eu realmente não suporto é banana), mas a última coisa que vou escolher pra cozinhar é a bendita carne moída.
Acontece que se ela não aparece muito por aqui, meu querido noivo reclama.
Carne moída com batatas, molho a bolognesa, carne moída com pão (ele ama isso, eu mereço?)... Por aí vai... Difícil pensar em pratos super bacanas com... Hummm... A irritante carne moída.
Eis, que esses dias, eu juntei a economia do lar (queria cozinhar com o que tinha em casa) com receitas que vejo na TV, e fiz esse prato que, modéstia a parte, ficou delicioso.
Valeu muito a pena reproduzir, e dá pra variar muito o recheio.



Começamos com a dita cuja, cebola e alho para temperar e trigo (que deve ser hidratado, meia hora antes. Coloque tipo 1 xícara de trigo em uma bacia com o dobro de água)

É muito difícil eu usar sal refinado. Acho seu sabor super químico, salga demais...Uso esse sal, que é tipo granulado, mais saudável e mais saboroso também. Pimenta-do-reino SEMPRE MOÍDA NA HORA

Nozes trituradas, pra dar um gostinho especial.

Boas pitadas de canela. Canela dá um sabor incrível, e se vc só associa essa especiaria aos doces, não sabe o que está perdendo. O sabor se adapta a tudo. Experimente frango assado com canela. É um bafo.

Tempere bem a carne

Jogue um punhado de cheiro-verde (eu sou fã de cheiro-verde)

Com o trigo hidratado, retire o excesso de água (esprema e escorra bem o trigo) e jogue na carne.

Mexa, amasse, macete tudo muito bem. Com a mão mesmo. É uma sensação de-li-cio-sa.


BORA PRO RECHEIO!


BERINGELA...Uma vida de amor à beringela...

Eu gosto de deixar um pouco de casca, é onde estão as vitaminas, mas sempre tiro um pouco pra deixar um sabor bem suave.

Corta em rodelas...


E deixa cozinhar um pouco...Acho que uns 15 minutos sejam suficientes, mas dá pra ver quando ela já tá molinha.



Tomate seco, outro ingrediente que eu adoro. É certeiro, tudo combina, tudo fica bom, e todo mundo gosta (ok, sempre existem exceções).
Refogue cebola e alho com zeite, jogue o tomate seco picanho e a beringela. É bom escorrer um pouco a beringela, ela solta MUITA água.
Deixe o refogadinho pegar gosto, uns 10 minutos em fogo baixo.


HORA DA MONTAGEM

Não tem segredo nenhum. É uma assadeira, uma camada de carne...



O recheio escolhido...


Mais uma camada de carne, joga um azeitinho, pimenta-do-reino (claro, MOÍDA NA HORA), e mais um pouquinho  das nozes trituradas.


Eu não sou muito boa em dar tempo exato, tem que ficar de olho, uns 30 minutos, talvez, a beringela solta muita água, eu até tirei um pouco (enquanto tava assando) com uma colher grande, pro kibe ficar mais sequinho.


Servi com uma saladinha simples, de folohas com manga. Amo frutas na salada.
O kibe tá meio bagunçado, não rolou cortar retinho- hehehe- mas ficou delicioso.

Simples, prático e saudável.


E, querendo ou não, é carne moída... ;)





Nenhum comentário:

Postar um comentário