Comidinhas e etc.

Já bastante atrasada, começo o ano por aqui!
De volta das férias, que foram deliciosas, boto a vida em ordem, e chego cheia de gás pra atualizar minha casinha cibernética.
Nesse post vão duas receitinhas simples, super fáceis e incrivelmente charmosas.

Foi o que eu levei no Natal na casa da minha mãe.
Tem coisa mais mimosa do que levar guloseimas caseiras para alguma festa, ou como um presentinho pra alguém querido??
Não.
Por isso, na próxima vez que for jantar na casa de alguém, tomar um café com sua mãe, visitar uma amiga, gaste um tempinho preparando algo na cozinha. Além de ser delicioso, é super original.

Vamos começar com uma entradinha. Barquinhos de ovos.
Aprendi essa nesse fim de ano, numa Pool Party na casa de uma amiga querida. Ela e sua mãe (duas das mulheres mais elegantemente descoladas que conheço) prepararam esse petisco pra gente.
Achei o máximo, primeiro porque você prepara com o que tem na geladeira. Segundo porque é baratíssimo e super simples, terceiro porque é delicioso e o visual fica demais.

Comece cozinhando os ovos. Corte-os na metade e separe em uma tigela as gemas cozidas. A clara que servirá de "barquinho" você já pode colocar em uma travessa bem graciosa.




A mistura para o recheio é meio livre. Eu dei uma espiada na receita original e adicionei algumas coisas na minha. Salsinha, cebolinha, molho inglês, pimenta-do-reino moída na hora, sal, muita mostarda (da boa, tá?) e eu coloquei um poquinho de creme de leite, pra dar uma suavizada.


Misturar bem todos ingredientes, até criar essa pasta. Depois é só encher os barquinhos com a mistura. É uma delícia.

Como era Natal, época de fartura, comilança e tudo mais, eu quis ser refinada, dar um toque especial e coloquei um pouquinho de ovas de peixe (tipo caviar) em cima de cada ovo. Um mimo. Esqueci de tirar foto de tudo pronto, mas fica lindo e delicioso. O lance é fazer e servir logo em seguida, o ovo tem aquele cheiro bem característico e talz, não é pra fazer de manhã e comer de noite.
Pronto! Qualquer um faz um desse!

E então vem o acompanhamento doce. Essa já é um clássico aqui em casa. Calda de morangos e cerejas com cachaça.

    Geralmente eu faço só com morango. Mas quem não ama cereja? Tava um preço incrivelmente bom, compramos vários sacos e comemos cereja por uma semana, sem parar. Ah...O Natal...
Olha como é simples. Esses são todos os ingredientes que usei.

Lindas, rechonchudas e deliciosas cerejas. Lindos, suculentos e deliciosos morangos.


Uma colher de sopa cheia de uma boa manteiga sem sal.


Eu não uso açúcar refinado aqui em casa. É um hábito que herdei da minha mãe, na verdade. Ela sempre foi mais "natureba", por isso, para adoçar usamos açúcar mascavo, mel ou açúcar orgânico. Esse comprei numa casa de produtos naturais. Tem uma fava de baunilha dentro, e ele tem um aroma maravilhoso.
      A quantidade de açúcar varia por pessoa. Eu gosto de sentir o gostinho da fruta, o açúcar é só pra agregar valor. Uma colher basta pra mim.

Derreta a manteiga com o açúcar...




Jogue as frutas, e pode deixar rolar...A idéia é que reduza bastante, não ao ponto de geléia, mas pra ficar uma calda mais consistente.

No fim, uma dose de cachaça (é sempre bom ter uma por perto). O ideal é flambar, então joga-se por último. Mas se não rolar, é só deixar no fogo mais um pouco, assim o álcool evapora e o sabor se mantém.

A calda pronta. Tão deliciosa quanto linda. Vai bem com sorvete, bolo e tudo o que sua imaginação permitir.

UM 2012 CHEIO DE SABOR!!!

Um comentário: